Até novembro será apresentada a instalação Maquetes de um Lugar Comum realizada pelo arquiteto Luis Aldrete para a LIGA (Av. Insurgentes Sur 348)- México.
Confira as obras de Luis Aldrete no ArchDaily aqui.
Mais informações e fotos abaixo.
O acesso a esse oásis oculto é adiado. Do lado de fora apenas se vê o volume e o peso da terra encostada no vidro e algumas construções toscas em madeira de cimbramento com travamentos diagonais.
Uma vitrine mostra uma paisagem austera de matérias-primas envoltas em uma presença telúrica muda. Através de um estreito corredor, o visitante transita do lobby do edifício de escritórios até este espaço que revela capacidades espaciais e sensibilidades ambientais presentes no mundo que nos rodeia todos os dias. Estas experiências espaciais e sensoriais são as referências que constituem a matéria-prima da obra de Luis Aldrete.
'Maquetes de um Lugar Comum' parte do interesse nos objetos, materiais e experiências tangíveis. Assim como, sem dúvida, reflete o pátio em seu estúdio em Guadalajara, as fontes e referências anônimas são fundamentais para definir sua linguagem, bem como a inclusão de uma memória física na materialização de suas obras.
Através de madeira de escoramente, terra, vegetação e espelhos, um pequeno jardim se submerge na massa de terra: uma arquitetura enraizada na condição terrena inegavel, intimamente relacionada com um universo material.
O acesso a esse oásis oculto levanta expectativas, deslocamentos e tensões que nos imerge em um micro-universo de contemplação. Mesmo que se repita infinitamente através de alguns espelhos encontrados ali: um espaço ilusório é capaz de revelar as possibilidades espaciais e sensibilidades inerentes ao cotidiano que nos rodeia.